Richa cai, Osmar Dias sobe e tira 7 pontos de diferença
O candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, aliado de Dilma e Lula, diminuiu a diferença para Beto Richa (PSDB) na pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (9) pela RPCTV.
A diferença que era de 16 pontos na última pesquisa do instituto, divulgada dia 26 de agosto, reduziu para 9 pontos:
Beto Richa (PSDB): 47% (caiu 3 pontos em relação a pesquisa anterior)
Osmar Dias: 38% (subiu 4 pontos)
Foi assim que Dilma foi subindo até ultrapassar Serra.
Para as duas vagas ao senado, Gleisi e Requião estariam eleitos se a pesquisa fosse o resultado da eleição:
Roberto Requião (PMDB): 50% (subiu 2 pontos em relação à ultima pesquisa)
Gleisi Hoffmann (PT): 47% (subiu 5 pontos)
Gustavo Fruet (PSDB): 21% (subiu 1 ponto)
Ricardo Barros (PP): 15% (subiu 1 ponto)
É a primeira pesquisa divulgada após a visita do presidente Lula ao Paraná, em Foz do Iguaçu, onde participou de comício ao lado de Osmar Dias, no último dia 02.
___________________________________________________________________________
Veja o que dizem aliados e integrantes de aliança A União Faz um Novo Amanhã sobre a evidência de virada de Osmar:
Orlando Pessuti (PMDB), governador do Paraná: “Ficamos entusiasmados, com otimismo redobrado e a certeza da vitória de Osmar e do Rocha Loures já no primeiro turno. Acreditamos que essa ascensão teve nossa contribuição, assim como o trabalho da nossa equipe junto aos prefeitos, além da entrada efetiva do presidente Lula e da Dilma na campanha. Estamos felizes com este resultado e temos que dobrar o serviço. Aprendi desde cedo que, na política, quando a coisa está ficando boa é necessário trabalho dobrado. Estamos em um bom momento; Osmar trabalhando como nunca e a hora agora é de todos redobrarmos os esforços para assegurar a vitória em 3 de outubro”.
Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao Senado na coligação de Osmar:”Fiquei duplamente feliz com o resultado da pesquisa. Ela mostra a consistência da campanha, tanto da Dilma quanto a do Osmar, da minha e a do Requião. Mostra também que temos grandes chances de vencermos as eleições com chapa completa. Esse resultado nos incentiva a trabalhar ainda mais”.
Augustinho Zucchi, presidente estadual do PDT e candidato à reeleição para a Assembléia Legislatival:“A pesquisa evidencia o crescimento consistente do Osmar e a partir deste momento os números vão dar ainda mais ânimo para a militância. Agora será questão de dias para vermos o Osmar passar na frente do Beto”.
Enio Verri, presidente do PT/PR e candidato a deputado estadual: “A metodologia do Ibope demora mais para captar o impacto da campanha e as intenções de voto. Só agora ela mostra o crescimento do Osmar e a queda do Beto em razão do comício do Lula em Curitiba – ainda não captou os efeitos de Foz – e da dinâmica e do tempo de amadurecimento da campanha. A pesquisa mostra que nossa análise estava certa desde o começo. A expectativa é que, em mais dez dias, tenhamos empate técnico”.
Dr. Rosinha (PT), deputado federal e candidato à reeleição: “Os números indicam o início de uma virada. A descida do Beto e a subida do Osmar significam cruzamento das linhas antes do 3 de outubro. Agora, mais do que nunca, precisamos estar presente nas ruas. Conclamo a todos os nossos militantes a irem para as ruas”.
Angelo Vanhoni (PT), deputado federal e candidato à reeleição: “A pesquisa confirma o que temos sentido nas ruas. Há um envolvimento maior da população no processo político apoiando a candidatura do Osmar. Não tenho como medir isso, mas acredito que a participação do presidente Lula pode ter contribuído para a elevação dos índices de pesquisa. Isso demonstra que a campanha, até o dia 3 de outubro, será disputadíssima e nós temos todas condições de ganhar essas eleições”.
Wilson Picler (PDT), deputado federal e candidato à reeleição: “Minha avaliação é de que Osmar cresceu e continuará a crescer porque está se formando um efeito avalanche pró-Osmar, enquanto o Beto Richa está em queda. A conjugação desses dois fatores pode nos levar a concluir que Osmar vai virar e passará à frente, vencendo a eleição.”
Wilson Picler (PDT), deputado federal e candidato à reeleição: “Minha avaliação é de que Osmar cresceu e continuará a crescer porque está se formando um efeito avalanche pró-Osmar, enquanto o Beto Richa está em queda. A conjugação desses dois fatores pode nos levar a concluir que Osmar vai virar e passará à frente, vencendo a eleição.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário