Pesquisar

Pesquisa personalizada

domingo, 13 de março de 2011

Chuvas afetam 21 mil pessoas no Litoral


Governo prorroga Operação Verão para atender vítimas das chuvas.

Secretários de Estado e de autarquias se reunem neste domingo para traçar estratégia de atendimento.

O governo do Paraná prorrogou, neste sábado (12), o encerramento da Operação Verão no Litoral para garantir a permanência de vários equipamentos do governo no Litoral. Neste domingo também está marcado uma reunião de emergência com secretários de Estado e presidentes de autarquias e estatais para estabelecer uma estratégia de atendimento às vítimas e recuperação da infraestrutura.


Neste sábado, o governador Beto Richa esteve nas áreas atingidas e ficou impressionado com os estragos provocados pela força das águas da chuva que cai desde quinta-feira nos dois municípios. “Eventos como os vividos no nosso litoral mostra que vivemos uma nova realidade ambiental que precisa ser melhor compreendida”, afirmou. “Em regiões com risco de deslizamentos, uma das primeiras ações é rever a ocupação do solo”.
Desde sexta-feira já há uma força tarefa do governo atuando no litoral. Ela é formada pela Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, profissionais das secretarias de Saúde, Família e Desenvolvimento, Infraestrutura, Segurança Pública, Cohapar, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Copel, Sanepar e Mineropar.


Chuvas afetam 21 mil pessoas no Litoral.

Defesa Civil confirmou duas mortes e 11 desaparecimentos.

As chuvas no Litoral nos últimos dias causaram transtornos em quatro cidades, com diversas ocorrências de alagamentos e deslizamentos. As situações mais graves se localizaram em Antonina e Morretes. Cerca de 21 mil pessoas foram afetadas pelos desastres ocorridos nos municípios.
Segundo balanço da Defesa Civil, 6.588 casas foram afetadas e, até o final da tarde de sábado, 8.090 pessoas estavam desalojadas (mas se socorreram na casa de parentes e amigos) e 706 buscaram abrigos públicos. Duas mortes haviam sido confirmadas e outras 11 pessoas eram dadas como desaparecidas.
A dificuldade de tráfego entre Curitiba e o Litoral permanecia com as interdições das rodovias BR-277 e BR-376. A Estrada da Graciosa também não estava sendo liberada para o tráfego normal. Apenas material de apoio, equipamentos para restabelecer a eletricidade e donativos estavam transitando pela via.
O governo lançou uma campanha para coletar donativos para as vítimas das chuvas. A prioridade são roupas, cobertores, colchões e alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues na Defesa Civil e também em supermercados cadastrados com centros de coleta. A Defesa Civil atualiza as informações sobre os eventos ocorridos no Litoral pelo site www.defesacivil.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário