De acordo com a ALL, cerca de mil vagões, que aguardavam nos pátios de Curitiba e Ponta Grossa, já estão sendo direcionados para o porto. Para minimizar os efeitos da paralisação, a empresa direcionou as cargas prioritárias originadas no norte do Paraná, para o porto catarinense de São Francisco do Sul.
A ALL considerou a interrupção de baixo impacto. Diariamente, circulam no trecho Curitiba-Paranaguá entre 12 e 15 trens com cerca de 45 vagões carregados, principalmente com soja e farelo.
Os trens pararam de operar ao meio-dia sexta-feira por causa da chuva forte que atingiu a região e causou estragos à linha e ao terreno. A ALL informou que teve de fazer a recuperação da parte de sustentação da linha e também ajustes na ferrovia.
A Ecovia, concessionária de pedágio que administra o trecho da BR-277 entre Curtiba e o Litoral do Paraná, informou que o tráfego no quilômetro 26 foi liberado em mão dupla às 14 horas desta quinta-feira (17). O trecho, onde houve queda de uma ponte, era um dos que registrava mais lentidão na rodovia. Com a liberação, a expectativa é que o fluxo de veículos se normalize, já que não será mais necessário adotar o sistema Pare/Siga. A Ecovia também informou que não havia fila de caminhões, por volta das 15 horas. O percurso entre Curitiba e litoral era feito em 3 horas, em média.
No quilômetro 26, onde restou somente uma das duas pontes, estava sendo liberada a passagem de sentido por vez. Para liberar o trecho, foi feito a concretagem e o aterramento da ponte.
No quilômetro 24, onde há o acesso para Morretes pela PR-408, o tráfego foi liberado para veículos leves na noite desta quarta-feira. Durante todo o dia, cerca de 60 soldados do exército trabalhavam na montagem de uma ponte metálica sobre o Rio Sagrado Três. A ponte de cimento que havia no local foi destruída pela chuva dos últimos dias. A ponte provisória deve permanecer no local por cerca de um mês, até a construção de uma definitiva.
A BR-277 está liberada para o trânsito de caminhões, veículos leves, ônibus de passageiros e veículos que transportam donativos. Do quilômetro 12 ao 29, o trânsito estava em meia-pista nesta quarta-feira.
A BR-227 e a PR-410 (Estrada da Graciosa)
são rotas possíveis para deixar o litoral do Paraná. A orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que somente quem tem extrema necessidade pegue as estradas.
A PR-410 (Estrada da Graciosa) estava parcialmente liberada e os motoristas devem contornar a localidade de São João da Graciosa. A recomendação da PRE é evitar o trecho entre os quilômetros 20 e 30, onde ainda há obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Deve-se contornar esse trecho pelo centro de Morretes e depois voltar para a PR-410. A seguir, os motoristas devem trafegar até a BR-116 e pegar as pistas de retorno para Curitiba.
BR-376
Mais uma pista foi liberada para o tráfego na BR-376, na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 11 horas. A liberação ocorreu no sentido Paraná-Santa Catarina no quilômetro 673, em Guaratuba. A partir desse trecho os motoristas têm duas pistas para trafegar, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. Apesar da liberação, a rodovia tinha lentidão entre os quilômetros 644 e 654.
A rodovia opera no sistema "pare e siga", do quilômetro 663 ao 672, entre Tijucas do Sul e Guaratuba, por causa do quedas de barreiras e afundamento de pista. Houve alteração no tempo que a BR-376 fica liberada para cada sentido. São duas horas de fluxo livre para quem retorna de Santa Catarina para o Paraná, por causa da lentidão na rodovia. Quem trafega no sentido contrário, Paraná-Santa Catarina, encontra fluxo liberado por uma hora.
Segundo a PRF, o trânsito estava bastante complicado para os condutores que retornam de Santa Catarina. A lentidão era de 40 quilômetros, por volta das 11h30. Tinha início no quilômetro 663, em Tijucas do Sul, e chegava ao quilômetro 25 da BR-101, em Piraberaba (SC), região de Joinville. Para percorrer esse trecho demorava em torno de 8 horas, segundo a estimativa da PRF. O tempo da viagem de Curitiba para Joinville é de aproximadamente 4 horas.
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