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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Welter cobra implantação do plano de trasportes e logística

Baixar o pedágio e aumentar o prazo de concessão é enganar a população, diz Welter




O deputado estadual Elton Welter ( PT) cobrou, na Assembléia Legislativa, a demora do governo do Estado em implantar o plano estadual de transportes e logística, compromisso firmado na campanha eleitoral por Beto Richa e questionou a negociação entre o governo e as concessionárias de pedágio .

 “ Por enquanto, o plano está apenas na promessa. Na posse da diretoria da Associação Comercial, em agosto do ano passado, o então candidato Beto Richa afirmou que  iria implantar o plano, para ordenar e priorizar investimentos na melhoria e recuperação da infraestrutura do Estado e que também iria elaborar um plano rodoviário estadual, mas em quase 5 meses de governo, nada foi feito. O governador criou uma supersecretaria, entregou-a ao irmão, mas falta agilidade e ação concreta”, disse.



Segundo Elton Welter, entre as obras prometidas pelo então candidato, estão a duplicação da BR277, entre Cascavel e Medianeira. melhoria das BRs 277 e 373, entre Cascavel e Ponta Grossa, ampliação das BRs 376 e 373, entre Apucarana e Ponta Grossa, conclusão da BR153,
“ Toda a população do Oeste do Estado quer a duplicação do trecho da BR 277 entre Cascavel e Medianeira e o governador já poderia ter negociado com a Ecocataratas e duplicação, porque essa obra é uma obrigação que consta do contrato com a concessionária.

PEDÁGIO-  O deputado também questionou a negociação entre o governo do Estado e as concessionárias de rodovias para revisar as tarifas de pedágios e ressaltou que é necessário promover um debate amplo sobre o assunto. “ Não adianta reduzir a tarifa e prorrogar o tempo de execução das obras, como foi feito no passado”, pondera.

   Para Welter, é o modelo de concessões que precisa ser revisto. “ Os contratos são lesivos ao Paraná. A taxa de retorno é altíssima, o percentual de lucro das concessionárias é exorbitante. O que é preciso fazer é um amplo debate, para discutir com coragem o modelo, que está equivocado”, defendeu.

   Segundo o deputado, o Paraná deve articular-se com o governo federal e acompanhar a discussão que ocorre no Tribunal de Contas da que está questionando a rentabilidade dos contratos de concessão firmados entre 1995 e 1997. “Esse debate também precisa ser feito aqui no Paraná e asseguro que os deputados de oposição apoiarão as iniciativas do governo no sentido de reduzir as tarifas de pedágio, porque a medida trará benefícios para todos os paranaenses. Mas baixar a tarifa e aumentar o prazo de concessão é enganar a população”, disse


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